Como cuidar de um persa ?
Desde os 8 anos que sempre tive gatos , mas os gatos que tinha eram gatos de raças bastante fáceis de cuidar . tinha 3 siameses de pêlo curto ( um deles encontrado na rua) e um gato preto também encontrado na rua.
Até que saí de casa e vim morar com o meu namorado que nunca tinha tido nenhum animal. Claramente que tive de o convencer a termos um gatinho , por mim teria sido um gato qualquer , mas a condição dele era que tivéssemos um gato persa. No inicio não achei nenhuma piada , sempre achei o gato persa bastante bonito mas sempre ouvi dizer que tinham imensos problemas respiratórios e que eram demasiado calmos , mas bora lá arriscar.
Fomos buscar um gatinho persa todo branquinho com um olho de cada cor ( um azul e outro verde ) nunca tinha visto um gato tão bonito como ele. Ele era o mais pequeno da ninhada e eu apaixonei-me logo por ele . Como nessa altura estávamos a ver uma série da netflix chamada : El Chapo , decidimos dar esse nome ao nosso primeiro gato . Honestamente ele de "El Chapo" não tem nada. É o gato mais calmo que eu conheci na vida , qualquer pessoa que entre na nossa casa pode pegar nele e brincar com ele que ele não se importa nada.
Aqui está o : El Chapo




Aqui está a : Lola
4 meses depois do Chapo chegar a nossa casa fomos buscar uma amiguinha para ele : a Lola. A Lola é uma persa toda laranja com olhos verdes e em termos de personalidade é super diferente dele. Ela é uma gatinha com muitos medos , para pessoas de fora ela não se deixa apanhar , treme bastante quando alguém que ela não conhece lhe dá uma carícia , enfim é uma gatinha muito especial. A Lola comigo é um amor , eu adoro-a , ela brinca imenso , adora ver outros gatos no computador e é super aventureira.
Eles até nos cuidados que temos de ter são diferentes. Ela é uma gata que toma bastante "banho" e com o pêlo bastante brilhante , já o Chapo é bastante preguiçoso e devido a lavar-se tão pouco o pêlo dele dá-nos imensos problemas.
Cuidados que devemos ter com gatos persa :
1- Os olhos dos felinos persa deverão ser cuidadosamente limpos com algodão ou com um pano molhado em soro fisiológico - O Chapo tem todos os dias os olhos em sangue porque as suas lágrimas são bastante ácidas e temos de ter este cuidado todos os dias.
2- Se tem um gato persa deverá ter atenção ao pelo. Os gatos persas têm de ser penteados todos os dias, é importante evitar que formem nós ou bolas.
3- Dar banho ao gato persa requer que seja utilizado um shampoo próprio para felinos. Por vezes um antifúngico também é necessário. Não deverá dar banho a gatos persas mais do que uma vez ao mês - Confesso que cá em casa é impossível dar banho , já tentámos mas infelizmente não dá.
4 - No verão, o pêlo pode tornar-se um pouco insuportável. Se acontecer com o seu gato persa poderá tosquiar um pouco. Corte na zona da costas, dorso, peito e barriga, que são as zonas onde o pelo cresce mais. Evite cortar na zona da cabeça ou na cauda - Verdade , já tivemos de tosquiar o Chapo e verificá-mos que ficou bastante melhor e bastante mais leve.
5- O excesso de peso é muito grave nestes gatos, o controle do peso é um dos principais cuidados a ter com gatos persas - Os meus gatinhos apenas comem uma certa medida de ração todos os dias e em termos de comida molhada apenas comem 1 vez por semana , a nossa marca de eleição é a Advance que nos foi recomendada por um veterinário.
Amo os meus gatinhos , mas não chega amar , também temos de saber cuidar !